Entenda qual é a grafia correta da palavra

Você já deve ter visto as duas formas escritas e se perguntado se estava diante de um erro grotesco de ortografia, não é mesmo? Mas hoje vamos esclarecer esta história para não haver mais dúvidas.

A palavra espresso, usada na Europa, vem do italiano, e sua raiz guarda relação com o verbo latino expressus que, em português, deu origem a espremer. Não há registro de espresso nos dicionários de língua portuguesa. Pedir um café na Itália (un caffè), assim como em vários países da Europa, é entendido como pedir um espresso.

Sendo assim, fica a dúvida sobre a forma correta de escrever: café expresso ou espresso? Expresso significa rápido e um café “espresso” (de espremido em português) significa feito sob pressão. Espresso deve ser aceito, segundo especialistas, porque o vocabulário corrente admite palavras estrangeiras, como shopping, que é de origem inglesa.

Então está errado dizer expresso? Não, porque de fato o café espremido na máquina, ou seja, espresso, fica pronto entre 15 e 20 segundos, portanto, pode e deve ser chamado de expresso.

Em Portugal, quando pedimos um café, este nos é servido como um café espresso, termo que neste caso não está sendo usado correntemente, já que o café em questão é preparado da forma tradicional. Em Lisboa, o termo tradicional para designar o espresso é bica, um acrônimo que significa “Beber Isto Com Açúcar”. O café espresso quando começou a ser comercializado em Lisboa levava o nome de café “à brasileira”, o que não agradou aos lisboetas e por isto foi criado o slogan. No entanto, o termo teve tanto sucesso que acabou por ficar até os dias atuais. Por outro lado, em Porto é costume pedir um cimbalino, como referência a La Cimbali, uma popular marca de máquinas de fazer espresso.

Para resumir, podemos dizer que aqui no Brasil é correto utilizar qualquer uma das palavras: espresso ou expresso. A primeira faz referência ao modo de preparo, que utiliza máquinas de compressão; a segunda diz respeito a velocidade com que o café é preparado na máquina.
Pronto! Agora você pode escrever sem medo de errar!