VOCÊ SABE AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS?

 

Ambas variedades têm uma importância significativa no mercado, porém, possuem várias diferenças. Estabelecemos 6 critérios de comparação para você conhecer melhor:

Planta do café:

As folhas do Café Arábica é uma planta de porte menor, folhas lisas e que deve ser plantada em altas altitudes, seu cultivo requer bastante atenção. Enquanto a planta do café conilon é mais resistente e tem um resultado de produção mais efetivo quando comparada com a planta do arábica. O conilon também tem um porte maior, folhas enrugadas e é mais adaptável em relação ao meio ambiente.

Grãos:

Embora bastante parecidos, quando olhados bem de perto, os grãos do café arábica têm um formato maior e mais alongado, enquanto os de conilon são menores, mais arredondados e com pigmentação mais escura.

Origem e Produção dos Grãos:

Ambas espécies são originárias da África, no entanto, os grãos arábica são da Etiópia e os de conilon do Congo e da Guiné.

Dois terços de toda a produção mundial de café são compostos de arábica, encontrados, principalmente, na América do Sul e Central, e o restante, é de café conilon, localizados na África, Ásia e América do Sul.

Sabor e Aroma:

As duas espécies têm aroma e sabor bastante diferentes. Nesse quesito, o café Arábica toma a dianteira na preferência mundial.

O arábica possui um nível baixo de cafeína e uma maior quantidade de açúcares em sua composição, o que lhe concede um sabor e aroma mais suave e adocicado. Por conta disso, é considerado um café mais refinado e é um dos requisitos para os cafés “especiais” ou “gourmet“.

O conilon possui uma maior quantidade de cafeína e menos açúcares, o que lhe garante a característica de café mais amargo e marcante.

Consumo e valor:

O preço dos dois tipos de café estão relacionados à complexidade no manejo de sua lavoura, além do nível de produção. Enquanto o café Arábica é uma planta mais sensível que precisa de cuidados mais específicos, o conilon é uma planta mais rústica que produz mais grãos e que não necessita de um tratamento tão cuidadoso.

O café arábica é usado para cafés finos, também chamados de especiais ou gourmets, e o conilon para blends (misturas) e café solúvel. Por se tratar de um grão diferenciado, o café arábica tem um maior valor agregado, ou seja: salvo algumas exceções, o preço do conilon é sempre inferior.

Padronização:

O café arábica normalmente é padrão, ou seja, quando ele é dessa espécie vem com a informação de que é 100% arábica. Todos os outros que não aparecem com essa distinção, tratam-se de blends e tem café conilon na mistura.

Assim, foi possível perceber as principais diferenças entre esses dois tipos de café. Um mais simples e outro mais sofisticado.

Aqui na Master Expresso, nossos cafés são 100% Arábica e agora você já sabe o que isso quer dizer!