O universo do café é fascinante, nos proporciona diferentes sensações e nos dá energia para recomeçar a nossa jornada diária. Os cuidados que vão do plantio à produção é o que faz os cafés especiais marcados, naturalmente, pelo aroma.

Produtores. Torrefadores. Exportadores. Cafeterias. Consumidores. Somos todos apaixonados por cafés. Pela experiência sensorial. E em descobrir as suas diversidades aromáticas.

Há quem saiba identificar um bom café pelo aroma e pela crema. Vale destacar as suas nuances (para àqueles que ainda têm dúvidas):

  • aroma =  pode ser = doce, amargo, fresco, frutado, herbal, caramelo, chocolate, licoroso, fermentado, fruta madura, castanhas, nozes.
  • sabor =  pode ser = chocolate, intenso, doce, leve frutado, castanhas.
  • acidez =  pode ser = baixa, alta, cítrica, equilibrada, suculenta, agradável.
  • corpo =  pode ser = médio, baixo, longo.
  • finalização =  pode ser = presente, intensa, sutil, agradável, levemente doce, fermentado que sobressai, persistente.
  • avaliação final =  pode ser = bom para harmonizar com chocolate ao leite, para degustar depois do almoço, para harmonizar com bolo, fresco de verão, gostoso para tomar pela manhã, ótimo para depois do almoço, vai bem com leite, bom para o fim do dia, bom para harmonizar com tortas, etc.

E dá para sentir o aroma e todas estas sensações ? SIM. E nem precisa ser um barista – especialista na preparação de cafés e de bebidas à base de café – apenas deguste os mais diversos tipos de cafés e observe as características de cada um. O aroma é o principal fator sensorial devido suas propriedades de cultivo, região, preparação, torrefação, dentre outros fatores.

São diferentes variedades de experiências, métodos, origem e sabores. Esse é o nosso dia a dia, mas para muitos ainda é algo novo, que encanta as mais variadas tribos. Além de ser mágica a nossa sensação de fazer parte da transformação de um produto e de um mercado como o do café, com tantas histórias e valores brasileiros.

Ficou curioso por esta experiência ? Fale com um consultor e saiba como adquirir os nossos produtos!