Como um verdadeiro apreciador de café, você já sabe que guardar sua bebida favorita em uma garrafa térmica é uma das piores coisas que pode fazer, tanto pela qualidade do seu café quanto pela sua saúde, não é mesmo? E é claro que todos nós já nos pegamos sonhando com uma máquina de café expresso em casa, para que pudéssemos nos deliciar e oferecer aos amigos e à família uma bebida fresquinha, tirada na hora, pronta para ser consumida. Entretanto, sabemos que comprar e manter uma máquina profissional em casa ou mesmo no escritório pode ser bastante caro: além dos custos da máquina, existem os grãos, o moedor e todos os acessórios necessários para a produção do café — sem falar na expertise que só um barista com anos no mercado possui. Uma forma simples e prática de resolver todos esses problemas são os cafés em sachês. Com eles, você tem à sua disposição as mais variadas bebidas, pensadas para oferecerem a melhor experiência sem um investimento massivo. Se você quer saber mais sobre esse tipo de serviço de café, acompanhe nosso longo desse artigo e descubra mais uma forma de pontuar seu dia com um delicioso cafezinho!

O que é o café em sachê

Como bem sabemos, existem inúmeras formas de se preparar um café, desde o tradicional café coado caseiro, o exótico café turco ou mesmo métodos mais sofisticados, como o air press, que usam equipamentos requintados para a obtenção de resultados específicos. O café em sachê surge como mais uma alternativa para quem quer consumir uma bebida de qualidade com agilidade a qualquer hora do dia. Aqui, o café já vem moído e prensado de modo a obter o resultado ideal na xícara, todas as vezes. Um questionamento que costuma surgir sempre que falamos em cafés em sachês, sobretudo por pessoas que se interessam pelo tema, é acerca da oxidação do café. Essa dúvida é compreensível, uma vez que o café é um produto extremamente sensível à ação do oxigênio. A solução encontrada pelos especialistas para prevenir isso é o uso de uma atmosfera controlada dentro do sachê. Da mesma forma como ocorre com outros produtos alimentícios, o ar dentro do sachê de café não possui oxigênio, mas sim uma mistura de gases composta, justamente, para conservar as propriedades do seu café por muito mais tempo — inclusive a qualidade, o sabor e o aroma.

Principais vantagens dos cafés em sachês

Agora que você já sabe o que são os cafés em sachês, chegou a hora de conhecer um pouco sobre as vantagens que eles trazem para você, seu escritório e, até mesmo, seus convidados. Confira!

1. Simplicidade e praticidade

Para conseguir tirar um autêntico café expresso, com consistência e padrão constante, um barista pode levar anos treinando e aperfeiçoando sua técnica constantemente. Você, é claro, não quer ter que dispor de todo esse tempo para poder tomar uma bebida de alta qualidade sempre que quiser. Por meio do uso de cafés em sachês, você pode ter uma bebida perfeita sempre que quiser. Basta colocar o sachê na sua máquina, apertar um botão e pronto! Seu café perfeito está servido em menos de um minuto.

2. Economia

Além de prático, o sachê de café também é bastante econômico. Isso porque, além de durar muito mais (graças à atmosfera controlada dentro da embalagem), ele também vem na medida certa para sua bebida, evitando desperdícios. Outro aspecto que contribui para a economia do sachê de café é o fato de que, com ele, você não precisa investir em acessórios e equipamentos além da máquina, como moinhos, etc.

3. Higiene

Por vir em uma embalagem hermeticamente fechada, o sachê está completamente isolado do ambiente externo, ficando protegido não só da ação do oxigênio, mas também de qualquer agente contaminante presente na atmosfera.

4. Diversidade de sabores

Ao optar pelo uso de sachês, você tem à sua disposição uma grande variedade de cafés — de diferentes castas e cultivados em diferentes regiões do Brasil e do mundo. Dessa forma, não é preciso investir valores altos para conhecer os sabores dos cafés de diversas regiões, ou para experimentar uma variedade nova no mercado.

5. Preservação ambiental

Os sachês são elaborados com materiais biodegradáveis. Dessa forma, você pode descartá-los de forma adequada, causando um impacto mínimo no meio ambiente — diferente do que ocorre com as cápsulas, por exemplo, que são elaboradas com materiais plásticos.