Com o café, você começa o seu dia. Mas, é também com o café que você melhora o seu dia, especialmente no trabalho.

 Quando você lembra de fazer a pausa para o café, já sabe que esse momento não é apenas um hábito, mas uma escolha inteligente para recarregar a energia.

Certamente, você já ouviu falar que o café aumenta a produtividade. E, sim, é verdade. Não é mito, mas um fato comprovado por vários estudos, que apontaram a relação entre o consumo de cafeína ao aumento do estado de alerta, concentração e desempenho.

Uma reportagem do The New York Times, sobre o impacto do café em treinos, chamou atenção para os efeitos da cafeína no desempenho de atividades físicas. A matéria destacou que a cafeína é a substância psicoativa mais consumida no mundo e, ainda, uma das mais bem estudadas.

O interesse dos cientistas em relação à substância é justificado pela influência da cafeína em nosso sistema nervoso. A substância bloqueia a adenosima, um neurotransmissor que se liga a receptores específicos que têm a função de nos deixar sonolentos. Mas, como ela é bloqueada pela cafeína, o resultado é um efeito estimulante.

Com isso, são liberados hormônios como a dopamina e epinefrina, diretamente relacionados ao foco, estado de alerta, humor e mais disposição.

Agora, você já consegue entender o funcionamento da cafeína em nosso organismo e como beber café, realmente, traz benefícios para a produtividade. Nesse efeito produzido pela cafeína, outros mecanismos também são ativados, como a concentração e a memória.

Outro benefício interessante da cafeína para a produtividade é a rapidez da sua atuação no organismo. Após a ingestão, a substância pode ser absorvida entre 5 e 15 minutos, em média. Isso significa que, aquela breve pausa no trabalho para tomar o cafezinho e interagir com os colegas, funciona muito bem para espantar a sensação de cansaço e renovar o ânimo para seguir com as atividades do dia.

Para uma empresa, é muito importante manter os funcionários mais alertas, concentrados e motivados, pois, além de ajudar a prevenir incidentes, também melhora os resultados das suas tarefas.

Se você ainda não tem um sistema de café em sua empresa, entre em contato e solicite uma visita. A Master Expresso é referência em soluções completas de café espresso para empresas.